Stonehenge – Um roteiro cheio de mistério e história

O monumento de pedras de Stonehenge, é datado de 3100 anos a.C a 2075 anos a.C., vestígio mais bem preservado do Período Neolítico, uma construção em torno de 5000 anos. A formação circular é feita por pedras, grandes, estima-se que cada tem peso em torno de 50 toneladas, com até 5 metros de altura. Localizada a 130 km a oeste de Londres, na planície de Salisbury, os arcos maciços arcos tem posição estratégia, conforme o nascer do Sol e as fases da Lua.

– Reserve seu passeio para Stonehenge, Salisbury e Bath

Antropólogos identificam três períodos construtivos, com mais de 30 milhões de horas trabalhadas, ou seja, em torno de mil anos.Em sua construção original, Stonehenge possuía trinta blocos verticais, sobre os quais sustentavam mais trinta blocos horizontais, constituindo uma estrutura circular de trinta metros de diâmetro e cinco metros de altura, sendo alguns portais com nove metros de altura.Muitos estudos remetem inclusive a evolução humana, como a de povos que deram origem ao “homem europeu”.

O círculo concêntrico de pedras alinha-se com o nascer do Sol, no solstício de verão, nascendo sob a pedra principal, da mesma forma que posiciona durante o solstício de inverno. O motivo para construção do monumento não é tecnicamente explicado pela história, há quem diga que poderia ser um marcador (calendário) usado para o ciclo agrícola, também há quem reforce a teoria do uso para rituais religiosos, e até como cemitério, já que no local foi encontrado covas com mais de 60 corpos cremados.

A construção também pode estar associada com a observação astrológica, devido posicionamento do Sol e da Lua. Muito mistério cerca Stonehenge, principalmente de como foi fundamentada, já que as pedras que compõem o monumento foram retiradas de uma pedreira na Chapada de Marlborough, cerca de 30 km de distância de Stonehenge, outras até 200 Km de distância, localização onde região montanhosa do País de Gales, onde teria havido até travessia marítima. A pergunta é como as pedras foram transportadas e devidamente posicionadas, há inclusive a mitologia ligada que o local poderia ter sido construído com a ajuda de extraterrestres, sendo inclusive um local de pouso de naves.

Um passeio além do monumento

Conhecer a HangingStones (Pedras Suspensas) como referiam os saxões, vai além da visitação no bloco de pedras. O local virou um importante destino turístico, que recebe milhares de visitantes do mundo inteiro. É possível ir ao local apenas com ingresso reservado antecipadamente, sendo que em alguns dos períodos do ano mais disputado, como no dia 21 de junho, no solstício de verão. No local é possível encontrar uma série de atrações: o Stone Circle, NeolithicHouses (Casas reconstruídas conforme período histórico), o ‘Standing in the Stones’ ( projeção do Stone Circle, conforme construção original), Making Connections: Stonehenge in its Prehistoric World (local onde é possível conhecer um pouco mais do período pré-histórico, referente a construção, inclusive com exibição de documentário Stonehenge Exibicion), AncientLandscape (espaço de exploração antropológica), Shop ( com peças, suvenir temáticos) e Museum(são mais de 250 tesouros e objetos arqueológicos dos povos neolíticos, 3000 anos antes de Cristo, que comprovam conhecimento matemático, astronômico e arquitetônico).



Leave comment

× WhatsApp